Programação do CARNACICLO 2011 foi alterada...

          Em reunião do 12/02 (sábado) para apresentação da proposta inicial do 1º Festival CARNACICLO (2011), o grupo de ciclistas no local, a grande maioria vinculada aos passeios da Loja Mundial Ciclo do Carlinhos, sugeriu alterações, especialmente, pelo clima de incerteza de contarmos com mais pessoas experientes de entidades, grupos e movimentos ligados ao ciclismo colaborando com o CARNACICLO 2011. A sugestão, em resumo, era para concentrássemos os esforços da Equipe de Organização de Passeio (voluntária) na realização de um único passeio ciclístico em vias de trânsito mais arriscado. Sugeriram também que o passeio oficial (o Pedal do Goiamum) ocorresse no dia 27, pela manhã. O Prof. Milttão acatou a sugestão e está elaborando uma nova proposta para apresentar a Equipe Parceira, até sexta feira 18 (dia do 2º Pedal da Lua Cheia, na BR 226, região do Estuário Potengi, onde será realizada o passeio oficial).

      O que temos como certo ou possível: 
1) O Festival CARNACICLO 2011: Encontro de Lazer e Cultura para Ciclistas terá como sede oficial a Escola Municipal Francisca Ferreira (escolaff.blogspot.com), localizada na BR226, Km2, Bom Pastor, Natal (RN), fones 3232 4861 e 3653 4768.
2) O Festival será realizado nos dias 26 ( das 15 as 20h) e 27 (de 8 as 18h).  A abertura oficial acontecerá às 15h do dia 26 (sábado). Na ocasião, além da comunicação de boas vindas aos presentes, deverão acontecer apresentações culturais de educandos e educadores de escolas da região. Em seguida será aberta uma Exposição (em banners) e, trinta minutos depois, uma Mostra de Curtas (Filmes) e Relatos de Boas Experiências no mundo ciclístico.   
3) O Festival CARNACICLO 2011, em termos de pedal, oficialmente só terá um Passeio longo e um Desfile Carnavalesco com bicicleta. O passeio será o Pedal do Goiamum, de 15 ou 35km, ao gosto e possibilidades do ciclista. Ele será realizado na BR 226, trecho Bom Pastor (Natal) - Guarapes (Macaíba), nas proximidades do Estuário Potengi. Os ciclistas optarão entre pedalar 15km (até o Guarapes e voltar) ou 35km (até Macaíba e voltar), somando ida e volta. O trecho de ida é ótimo. Tem bom acostamento e tem partes lindas. Em fila única ou dupla oferece bom pedal. Já a volta merece mais cuidados, especialmente, num trecho entre  Guarapes e Felipe Camarão. A falta de acostamento, torna o trecho perigoso. Assim, a organização do CARNACICLO 2011 disponibilizará um Carro de Apoio e Resgate para acompanhar (atrás) o pelotão de ciclista durante o passeio oficial. Ele deverá acontecer no domingo, dia 27, pela manhã. A concentração acontecerá entre 8h e 8h50min. A saída será às 9h. A previsão para retorno do Grupo que for a Macaíba (35km) é 12h, três horas de passeio. Entre 12 e 14h, acontecerá o intervalo para almoço. Obs. Passeios especiais poderão acontecer, tanto no sábado quanto no domingo, a depender de parceiros.  
4) A Exposição: Turismo, Cultura e Inclusão pela Bicicleta (em Banners de 0,80x1,20), ficará aberta nos dias 26 e 27. Dois projetos estão como certos: 1) Circuito Ciclisturistico Alto Estuário Potengi (CAEP) de MultiTurísmo, EcoEsportes e Peregrinação. 2) Inclusão Ciclistica pela Mundial Ciclo.  
5) Será realizada a Mostra de Filmes (Curtas, até 15min) sobre Ciclismo  (dia 26, a partir das 17h30);
6) Poderá ser realizada a Roda de Conversas: Melhores Hi(E)stórias do Ciclismo no RN. Vai depender da disposição de contadores. (dia 26, a partir das 19h);
7) Poderão haver Oficinas de Arte-Carnavalesca para Ciclistas. (dia 27, entre 14h e 15h30min);
8) Queremos fazer o 1º Desfile de Fantasias e Mascarados em Bicicletas. Para tanto pretendemos fechar 01 (um) km de trecho (uma via) da BR 226, em frente da Escola sede, para oferecer um circuito fechado de 2km aos ciclistas que se fizerem presentes, fantasiados ou não. O Desfile deverá acontecer entre 15h30min e 17h, do dia 27. Esse ano, oficialmente, não faremos o Concurso. Mas podemos premiar com brindes os três mais aplaudidos pelo público presente. 
9) Serão realizados sorteios de brindes entre os oficialmente inscritos no CARNACICLO 2011.
10) No sábado (26) a entrada a sede (escola) do Festival será livre (grátis). No Domingo, dia 27,  a entrada a sede do Festival e a participação oficial no passeio e nos sorteios será restrita as pessoas inscritas (ou autorizadas).
11) A inscrição no CARNACICLO 2011 custará apenas R$ 5,00 (para ajudar a amenizar as dispesas) . Ele garantirá ao inscrito o direito de receber um kit (pulseira de identificação, comanda para carimbo em PC's e nº para participar dos sorteios. Só os oficialmente inscritos terão a assistência (resgate) no caso de quebra da bicicleta no passeio oficial. Para realizar a pré-inscrição e para obter mais informações o interessado deverá contatar a organização do Festival via o e-mail: milttao@gmail.com, colocando no campo Assunto: Carnaciclo2011. A confirmação da inscrição deverá acontecer até duas horas antes do passeio oficial, com o pagamento do taxa de inscrição e o preenchimento correto da ficha de cadastro e inscrição. 

     Quem quiser conhecer o belo percurso (trecho da BR226) entre a Escola (sede do Carnaciclo2011) e o Museu Ferreiro Torto (Macaíba) veja o filme clicando AQUI.

       Aos empresários que queiram doar brindes para os sorteios, entrem em contato comigo via o e-mail: milttao@gmail.com. Aos Ciclistas avulso e aos Grupos, Entidades e Movimentos de ciclismo que queiram socializar seus projetos e expressivas experiências com os visitantes do Festival CARNACICLO 2011, principalmente do sábado (dia com entrada free, que certamente atrairá muitas pessoas economicamente carentes) através de banners (0,80 por 1,20m) para a Exposição e/ou de Filmes (até 15min) para a Mostra de Curtas e/ou de Relatos de Experiência (atividades do sábado, dia 26), entrem em contato pelo mesmo e-mail.  

Um fraterno abraço a todos.

Prof. Milttão: Educação e Ativismo EcoEsportivo
Idealizador e Coordenador Geral do Festival.

Comentários