Escola Móvel Mangue Vivo e projetos afins

 Esses veículos servirão em breve a alguns do (sub)projetos vinculados macro HiperParque Mangue Vivo, especialmente, a sua Escola Móvel de Educação Ambiental, EcoEsportiva e para Saúde e Desenvolvimento Sustentável.
Esse ônibus rodoviário é um Scania 1989/90, motor 112, com carroceria Cobrasma feita com chapas de aço inox, mede 12,50m X 2,50m (Externo). Há amplos compartimentos de bagagem.
 Durante a campanha política das eleições 2012, esse ônibus rodoviário, ainda descaracterizado do projeto, será usada como comitê móvel do Prof. Milttão e auxiliar do Carlos Eduardo. Por isso, para criar um espaço de reunião algumas poltronas serão colocadas lateralmente. A passadeira do piso, os carpetes da divisória de entrada e a cobertura dos assentos do motorista e carona já estão sendo reformados. Na perspectiva da Escola Móvel deverá ser uma sala multiuso (aula e reunião).
 Ao fundo do ônibus deverá ser desenvolvido um compartimento que sirva de escritório e espaço de descanso (HomeOffice). Em todos os projetos dos ônibus a proposta inicial é estimular o reuso de materiais recicláveis ou reutilizáveis, inclusive, para concom moveis de garrafas PET e de pneus.
Inspirado num projeto novaiorquino, o BusRoots, será desenvolvido um projeto de Teto Verde (vivo) em cada ônibus. Para facilitar e baratear o processo utilizaremos pneus para formar jardim e horta central (estilo moicano) e placas de grama nas laterais do teto, com proteção nas bordas, visando tanto dar um excelente efeito visual, quanto climático, especialmente, no interior do ônibus. 
Para o ônibus urbano (Scania 113, ano 1990, pensa-se colocar uma arvore no piso do carro, de forma que suas folhagens fiquem sobre o teto. A ideia é chamar a atenção positivamente e tornar os projetos únicos no mundo. Tem que virarem atrações turísticas, para podermos captar apoio e recursos para o desenvolvimento do HiperParque. Soluções ecotecnológicas deverão ser utilizadas também nos ônibus, como a captação e reaproveitamento de água e uso de energia solar e eólica, etc. Usarão biodiesel como combustível. 
 Todos os veículos devem ter transbikes, como o exemplo abaixo.
Os pneus - jardineiras do teto e das laterias (janelas) deverão ser coloridas.

Mobiliários de pneus e PETs serão bem vindos.
É importante lembrar o Escola móvel nasceu para agregar e ampliar várias atividades educativas, recreativas e de promoção à saúde e ao Lazer ecológico que há anos estão sendo realizados por iniciativa, conta e risco do Prof. Milttão. Esses ações eventualmente receberem apoio de amigos e simpatizantes. Há forte tendência pra que no futuro esses projetos sejam adotados por uma ONG, OSCIP ou fundação.    
O mais antigos dos projetos é o HIDRO NA PRAIA que nascei em fevereiro de 1998 e funciona ininterruptamente desde então no piscinão natural da Praia do Forte de Natal. Por não haver apoio governamental, parlamentar e empresarial foi que desencadeou a aquisição de um ônibus como estrutura de apoio e fortaleceu a ideia sobre a Escola Móvel.

,,,,,




 Alguns projetos podem iniciar com ações comunitárias e com baixo investimentos, com o Camp Escola.
E o ZooParque Mangue Vivo e o Eixo EcoTurístico Bom Pastor - Macaíba
O projeto do CicloParque Natal é um capítulo a parte. Mesmo podendo ser ao final um dos maiores parques do mundo do gênero, pode começar simples, econômico.







Embora desatualizado, esse mapa resume o macro projeto do HiperParque mangue Vivo. Para saber mais é só contatar com o idealizador e principal defensor dos projetos, o Prof. Milttão: milttao@gmail.com, facebook.com/milttao1, @Prof_Milttao e (84) 9122 5600 e 9913 2630. 
 Será que Natal e sua região estuarina não ganharão com esses projetos e ideias do Prof. Milttão? Será que Carlos Eduardo encaminharia esses projetos sem a orientação e a luta do Prof . Milttão? Será que Prof. Milttão, quando vereador, teria mais facilidades em desenvolver com outros candidatos e não o prefeito do seu partido? Por via das dúvidas, se queres o bem de Natal, em 2012, antes que o mundo acabe ou Natal acabe antes, vote logo nos dois: Carlos Eduardo 12 e Prof. Milttão 12.612.






Comentários