Possível golpe via webmail da Prefeitura de Natal

Atenção colegas que usam o serviço de webmail da Prefeitura de Natal, NATAL.RN.GOV.BR!!

Recebi em 4 de dezembro de 2013 uma mensagem no serviço de webemail da Prefeitura de Natal e só ontem dia 8 a abri e suspeitei de cara que poderia ser um golpe. Em resumo ela pedi meus dados cadastrais e até a senha da minha conta para não encerrar a conta. Transcrevo a mensagem íntegra ao final desse email. A mensagem cheira fortemente a golpe, pois é genérica e contém vários erros de escrita e fere a principal orientação dos manuais de segurança cibernética, NÃO FORNEÇAM SENHAS fora do site e local apropriado. 

Já comuniquei a SEMPLA, via a secretária titular Virginia Ferreira, através do facebook. a ocorrência nesse possível golpe. Solicitei que, confirmado ser um golpe, divulgue um alerta oficial.

Mesmo antes da confirmação, sugiro a todos que usam o serviço de webemail da Prefeitura de Natal e serviços similares que NÃO FORNEÇAM SEUS DADOS PESSOAIS e, PRINCIPALMENTE, SUA SENHA, fora dos locais apropriados e revestidos de segurança anti-fraude.

A seguir transcrevo o texto que recebi:

"Estamos em contato com você para lembrá-lo de que a nossa equipe de revisão da conta identificada alguma atividade incomum em todas as contas de email NATEL.RN.GOV.BR , o acesso a sua conta foi limitado , de acordo com o Contrato de Usuário on-line seria desligar tudo sem uso Contas. A fim de evitar a desativação da sua conta, você terá que confirmar a sua conta , preencha suas informações de login abaixo. As informações pessoais solicitadas é para a segurança de sua conta.

Nome completo: ......................
- Nome de usuário : .......................
Senha: .......................
Confirmar senha: ...............
Data de Nascimento : ..................

ATENÇÃO! PROPRIETÁRIOS DE E-MAIL que se recusa a atualizar sua conta no prazo de 24 horas desta atualização será permanentemente ser excluído do nosso banco de dados de administração. Agradecemos por sua pronta atenção a este assunto . Por favor, entendam que esta é uma medida de segurança destina-se para ajudar a proteger você e sua contaNATEL.RN.GOV.BR . Pedimos desculpas por qualquer inconveniente.

Obrigado !
Atendimento ao Cliente
Número do processo: 8941624
Copyright @ 2013 ( NATEL.RN.GOV.BR
 TEAM) todos os direitos reservados."

Espero está ajudando a prevenir esse provável golpe.

Cordialmente,


Milton França Jr,
Mat. 31.987-2
Professor e Gestor
Prefeitura de Natal 

Comentários