Carta a ANRA sobre Projeto Planetário de Natal

Prezados amantes da Astronomia,

Finalmente conheci vários dos membros da ANRA-Associação Norte-Riograndense de Astronimia, nesse dia 10 de maio de 2014, durante a tentativa de observar Saturno, a partir do Campus Central UFRN. Tive oportunidade de ser apresentado aos professores Araújo e Ed. Da instituição UFRN, reencontrei minha amiga Auta Stella. 

Na oportunidade, mesmo no calor da preparação para tentar ver Saturno e,, devido ao mal tempo, apenas a saborear o compartilhamento de saberes relacionados ao citado planeta e a outros dados sobre o sistema solar, pude introduzir com os citados professores o assunto que me fez aproximar da ANRA: O Projeto Planetário Natal na zona oeste desta cidade.

Sou professor de educação física e gestor de uma escola municipal no bairro de do Bom Pastor. Como forma de qualificar a última área pública da região e ajudar a preservar e valorizar o patrimônio ambiental da região desenvolvi a ideia de um parque multifuncional denominado EcoParque Bom Pastor. No incio de 2009, através da Seburb= Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, a prefeitura demonstrou interesse em desenvolver o projeto e até ensaiou iniciar o projeto a partir do seu núcleo de esporte lazer e cultura. Mas, como todos os bons projetos no governo Micarla de Souza, a coisa não andou. 

Com o novo governo estamos reiniciando e até forçando o diálogo. Tentamos atualizar o projeto colocando novas demandas e ideias enriquecedoras, Queremos inserir a Pista de Bicicross e uma Praça de Skate, perdidas com a construção da UPA da Cidade da Esperança. Como ideia para tornar o novo parque um atrativo turismo, o primeiro equipamento na região oeste de Natal, propomos a implantação do Planetário da cidade dentro do parque. O ponto forte é que estaria numa região central, prõximo a quase 20 escolas num raio de 2 km e vizinho a ZPA8B- Zona de Preservação Ambiental 8 (área de mangue).Margem da BR 226, km 1. 

Recentemente descobrir que o governo do estado tem todo equipamento de um planetário de 100 lugares comprado e encaixotado em Natal desde 2009. Além disso, tem um projeto do prédio já adiantado para implantar na Cidade da Criança, mas sem recurso garantido. Ao saberem do nosso interesse numa parceria Governo do Estado e Prefeitura para viabilizar o projeto na zona oeste, deixaram uma porta aberta...para o diálogo e a disponibilização de um recurso de 3 milhões para o prédio e o mobiliário. Na semana passada, uma arquiteta da Semurb me pediu mais informações sobre o projeto Planetário para agregar ao projeto EcoParque Bom Pastor. 
 Vista de onde poderá ficar o Planetário
Planetário poderá ficar na parte alta do novo Parque
Diante da incerteza se o resultado das eleições vai favorecer o aliamento ou não da prefeitura com governo estado, temos um plano B que seria o próprio governo do estado desenvolver o planetário em terreno anexo a Rodoviária de Natal. Como pontos fortes teremos: o terreno é do governo e a área é mais segura e acessível.

A pergunta que me trás aqui... a ANRA tem interesse de participar e enriquecer o projeto Planetário Natal?

Aguardo contado,

Cordialmente,

Milton França Junior
Vice-Diretor da EM Fca. Ferreira
Idealizador do EcoParque Bom Pastor
9913 2630 - 9122 5600
--
"Sejas a mudança que queres ver no mundo". Gandhy

Comentários