Telhados brancos poderiam resfriar Natal

Segundo o artigo a seguir, estudos indicam que "ilhas de calor" como o bairro Petrópolis, em Natal, poderiam baixar sua temperatura ambiente em até 2 graus se todos os telhados fossem pintados de branco. Embora o ideal fosse adotar telhados gramados, pois melhoraria a qualidade e temperatura do ar, telhados brancos já ajudariam a diminuir o calor em áreas densamente povoadas. Nessa época de crise energética, os governos bem que poderiam lançar uma campanha do tipo: Economize energia, suor e dinheiro: Pinte seu telhado de branco. Ou mesmo leis que estimulem essa ação urbanística. Entenda mais lendo esse artigo de Pete Danko. (Fonte) 

Telhados frios para salvar o mundo

Imagine-se na Califonia em pleno verão, o ar condicionado pode consumir uma quantidade enorme de energia para amenizar o calor, a grande demanda de energia que, apesar de grande parte ser de  energia renovável, ainda vem de combustíveis fósseis, como as termo-elétricas aqui no Brasil.  Los Angeles espera mudar essa situação com uma nova exigência de que todos os telhados de casas novas e reformadas tirem proveito da tecnologia de “Telhados frios” .
Telhado Branco
imagem via Calor Island Group, Laboratório de Berkeley
O grupo Climate Resolve, tem pressionado para a atualização do código de construção municipal, disse que o movimento recente pela Câmara Municipal fez Los Angeles ser a primeira “cidade grande” a dar esse passo. “Telhados frios são uma janela para o povo de Los Angeles”, disse em um comunicado Jonathan Parfrey, diretor-executivo do grupo. “Manter as temperaturas baixas em dias de calor extremo irá proteger vidas; dar eficiência energética e economizar milhões de dólares;. Telhados frios vão ajudar  Los Angeles a combater as mudanças climáticas globais no nível local
Segundo o Departamento de Energia dos EUA , a temperatura em um telhado escuro que absorve grande parte da luz solar que incide sobre ele pode se aproximar de  80C em um dia quente. Mas telhados frios a temperatura tende a diminuir em até 10C reduzindo assim a quantidade de aquecimento gasto em um prédio.
Essa é uma razão que, em 2010, o então Secretário de Energia Steven Chu ordenou que todos os telhados novos ou reformados deveriam ser brancos. Outra razão é que, além da refrigeração, telhados frios podem ajudar a manter a cidade inteira mais fria. “Telhados frios abaixam a temperatura do ar urbano, reduzindo a quantidade de calor transferido de telhados para o ar, reduzindo o efeito de ilha de calor urbano “.
A boa notícia, também, é que o DOE diz que os telhados frios geralmente não custam mais do que os telhados convencionais, e isso é quase certo que será o caso de Los Angeles, onde o Departamento de Água e Energia oferece descontos no valor entre 20 e 30 centavos por metro quadrado em instalações de telhados frios.
E se um telhado branco  soa brilhante e tudo igual, o LADWP observa,  como já relatado que “telhados frios elegíveis agora realmente vêm em várias cores, incluindo  cinza e terracota.”

Comentários