Proposta Integra Parque, Ponte 3 e VLT

Texto em elaboração.
Por Milton França Jr. (Movimento Mangue Vivo)

Natal poderá ter seu Central Park e outros equipamentos inovadores agregados. Essa é nossa proposta para a Ponte 3 de Travessia do Potengi, um projeto integrado, inovador e mais barato que uma ponte convencional. Diferente da velha proposta que tem a nova ponte a partir do Passo da Pátria, que causaria muitas indenizações e canalizaria um grande fluxo automobilístico pra região da Cidade Alta, ainda teria que ser alta pois teria o Porto da Marinha para compensar.

A nossa proposta tem como base a interligação das Avenidas 4 (Alecrim) com a Pompéia (ZN), utilizando trincheiras nas interseções com as Av. Mário Negócio e João Medeiros. Ela não deve ser uma ponte comum, pois o acesso no Alecrim tem suas limitações de largura (caixa). Assim, ela pode ser prioritariamente pra veículos leves, bicicletas e pedestres ou, a que eu prefiro, Livre de Carros Participares e multimodal (VLT ou BRT central e pistas para Bicicletas e pedestres, em ambos os lados.) Com isso, sairia mais barata e moderna, pois seria mais estreita e baixa e seus acessos seriam também estreitos e menos impactantes. É inspirado na maior ponte Free-Car dos EU, que ficar em Portland.

 Propomos também um trecho estrutural Sul-Norte de VLT ou BRT ligando um terminal próximo ao Ginásio Nélio Dias até outro terminal no Centro Administrativo do Estado. A compensação socioambiental ficaria por conta da criação da Unidade de Conservação Parque Central de Natal ( ou Natal Central Park), com o Jardim Botânico de Natal, a área de uso livre Bosque Ecoesportivo e uma Estação Ecológica de Tratamento de Esgoto (modelo Araruama-RJ). Esse parque, poderá fazer parte do futuro Programa de orientação e mobilização turística HiperParque dos Mangues, com os outros futuros parques ZPA7, 226 e São Gonçalo, propostos pelo Movimento Mangue Vivo..

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