Escola promove "Último Dia da Árvore em Setembro"

Esse educador, ambientalista e assessor pedagógico do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), que vos escreve, descobriu quase na véspera que havia um erro comemorativo histórico e até mesmo um ato de ilegalidade de 52 anos ao comemorar-se no Norte e no Nordeste do Brasil o Dia da Árvore em 21 de Setembro.


O motivo é que ainda está em vigor o decreto-lei 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, assinado pelo então presidente Castelo Branco, que instituiu o Dia da Árvore ou a Festa Anual da Árvore na última semana de março para as regiões Norte e Nordeste e 21 de setembro, véspera do início da primavera, para as demais regiões do Brasil. A particularização do Nordeste teve base climatológica, pois alinhou o evento com o início oficial do período chuvoso na região, que facilita e amplia o sucesso dos plantios comuns na comemoração.

Parece que essa informação foi pouco difundida e ainda mais concorre com as informações equivocadas ou incompletas de praticamente dos os livros didáticos que tratam o assunto e o noticiário nacional centrados na região sudeste e que reforçam o erro que o Dia da Árvore em todo Brasil é 21 de Setembro.

Diante da informação correta e o desejo de alinhar-se com a verdade, a legalidade e  estimulando plantio na época mais favorável esse educador convidou a Escola Municipal Laura a ajustar sua programação para realizar o ÚLTIMO DIA DA ÁRVORE EM SETEMBRO, marcando o compromisso de passar a realizar a FESTA ANUAL DA ÁRVORE na época correta, última semana de Março a partir de 2018. Nessa despedida da data equivocada houve palestras educativas, plantio de árvores nativas, momento cívico e de poesia e uma apresentação do Projeto MAMULEGO AMBIENTAL DA SEMURB.
 Ações na Escola Municipal Laura Maia




Outra escola que também marcou compromisso foi CMEI Claudia Oliveira, também na zona leste de Natal, que recebeu mudas de pau-brasil e ipê amarelo e reconfigurou seu evento para o dia 22/09, somando as suas ações pedagógicas de boas-vindas a primavera.
Cmei Cláudia Oliveira

Um relatório será encaminhado a Secretária de Educação para que essa decida se toda rede vai seguir a data correta já em 2018, incluindo no planejamento anual da rede municipal.

Comentários