2012: Inicio do Carnaval do bairro Bom Pastor (Natal, RN)

 Carnaval do Bom Pastor e Novo Horizonte foi com a Troça Bom Pastor
 Sem apoio governamental e boa divulgação, até que agregou gente 
2012: Primeiro ano da Troça Carnavalesca do Bom Pastor.
 Parabéns a Silvino e Emília pela realização.
Irreverência e mela-mela não livrou nem o documentarista do evento
Crédito das Fotos: Prof. Milttão. Divulgação permitida.

Há quase dois anos uma ideia chegou-me a mente, era desenvolver um polo carnavalesco e cultural com base no bairro Bom Pastor. Socializei a ideia com algumas lideranças do bairro, especialmente, o Caciano (presidente da Associação Cultural do Bom Pastor) e Silvino Baú (presidente do Centro Comunitário do Bairro Bom Pastor), além de colegas educadores e gestores da Escola Mun. Fca. Ferreira. 

Embora o Caciano tenha visto a ideia com bons olhos e até adiantou seu compromisso de desenvolver a Troça Cocodilho (segundo ele, a escrita será assim), até o carnaval 2012 a sua troça ainda não virou realidade. Já o Silvino deu o ponta pé inicial do desenvolvimento de uma troça carnavalesca tradicional neste ano. Duas coisas o motivaram: 1) Ele é dono de uma conveniência e bar, além do presidente da Conselho Comunitário do bairro; 2) Emília, sua companheira, é pré-candidata a vereadora de Natal. Independente de suas motivações, a realização foi importante, do ponto de vista cultural. 

Da minha parte, educador e gestor da citada Escola, elaborei um esboço de duas ideias. Uma delas foi testada. A primeira ideia foi o EcoBloco Amigos do Mangue. Sua proposta básica é ser educativo e desenvolver educação ambiental na oportunidade. Por isso, não estimular o uso de drogas, mesmo as licitas e terá seu principal público alvo o escolar. Como o carnaval acontece antes ou logo no inicio do ano letivo, temos que prepará o programa de desenvolvimento do Ecobloco no ano anterior, o que ainda não conseguimos. Apenas a logo ficou pronta (www.ecobloco1.blogspot.com). Outra ideia foi o Bikebloco ou ciclobloco. O projeto piloto foi feito numa previa carnavalesca de 2011, que chamei de Carnaciclo. Foi um sucesso, graças ao apoio e participação de Carlinho da Mundial Ciclo e seu grupo de ciclistas parceiro. Esse ano (2012), devido ao meu envolvimento noutros projetos, não desenvolvi o projeto Carnaciclo em 2012. Todavia, o projeto não morreu e poderá ser realizado noutros anos.  

Comentários