Ação da SECOPA Natal agride o meio ambiente e a maioria da população

Atualizado em 03q06/2013.

Desde 20/05/2013, a SEJEL-SECOPA - Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa 2014 de Natal,  gerida pelo publicitário Luiz Eduardo Machado Pereira, indicado político do ex-deputado Wober Junior (PPS), está descartando areia com restos de obras da construção civil num terreno público, remanescente dunaratrás da Escola Municipal Francisca Ferreira, localizada próximo ao km 1 da BR 226, bairro Bom Pastor, Natal, RN.  As imagens a seguir dão provas da caracteristica do material que está sendo depositado no terreno e, uma das imagens, mostra a cópia do oficio nº 264/2013 - GS - SECOPA, capturada das mãos de um dos caçambeiros que transportam o material. Isso não deixa dúvida quanto ao titular da obra e seu parceiro requerente. A SEMURB e o Ministério Público já receberam a denúncia. 

Importante informar que esse referido terreno público está previsto para abrigar a Estação de Esporte e Cultural do projeto EcoParque Bom Pastor, uma iniciativa popular e da citada escola. Desde 2009, a Semurb - Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo  de Natal tornou-se parceira técnica e governamental no projeto. O projeto técnico da referida Estação do EcoParque já está pronta e a espera dos recursos públicos para realizá-la. Recentemente, por sugestão da APAC - Associação dos Atingidos pelas obras da Copa 2014 e do Comitê Popular da Copa, o projeto foi incluído no relatório do IDEMA, como compensação a obra do Túnel de Drenagem do Arena das Dunas, pois ele terminará nas imediações do futuro EcoParque Bom Pastor.

Os atuais dirigentes da SECOPA têm conhecimento sobre a existência do projeto Ecoparque Bom Pastor, pois o idealizador do projeto, o educador físico e ambientalista Milton França Jr, atual vice-diretor da Escola Municipal Francisca Ferreira, expos as informações requeridas sobre o projeto, atendendo a solicitação dos senhores Cyrillo e Luiz Eduardo Machado Pereira.

Oficialmente a SECOPA Natal declara está construindo um campo oficial de futebol no terreno, conflitando com o projeto do EcoParque, Mas, o mais grave é que, na prática, observando o tipo de material que estão depositando, é mais provável que ali esteja sendo criado um espaço para desova (depósito) de restos (descartes) de obras da construção civil. 

Nessa linha de pensamento, algumas perguntas ficam abertas: De onde estará vindo esse entulho?  O lixo é de obras públicas ou privadas? Quem estará ganhando dinheiro com essa manobra ilegal? Teria uma organização criminosa por trás dessa ação? 

No domingo, dia 9/6/13, às 9h, com base na Escola Municipal Francisca Ferreira, localizado na BR 226, Km 1, Bom Pastor, Natal, encerrando a Semana do Meio Ambiente, em evento apócrifo a agenda oficial, faremos um Abraço Social a área afetada, em Defesa do Projeto EcoParque Bom Pastor e do Meio Ambiente saudável. Divulgue!! Participe!!

Imagens para divulgação: Autor:Milton França Jr.

Área onde a SECOPA está depositando restos de obras construtivas

Um dos caminhões que transportam restos de construção.
 oficio nº 264/2013 - GS - SECOPA
 Material depositado pelas caçambas





Comentários