A #SuperSemanaDoManguezal iniciou com sucessos.

(Atualizado às 10 h do 23/7/2017).

A abertura da programação da #SuperSemanaDoManguezal2017 (#SSM2017) de Natal  aconteceu com sucesso e comprova que essa ação ambientalista popular informativa, vivencial e educativa e sem qualquer apoio financeiro e fins econômicos tem tudo para crescer e consolidar-se no percurso de sua vasta programação e nas próximas versões.

Vejam um resumo do primeiro dia (22/7):

Abrimos a #SSM2017 com #HidroNoManguezal da ZPA7, essa atividade era exclusiva para alunas do Projeto #PraiaEscolaTartazul. A chuva antes da atividade atrapalhou um pouco o quórum mas as que foram ficaram maravilhadas.

 Para programação da tarde convidei a baterista Quel soares para participar do #CineMangue78 e especialmente da fundação do #EcoBloco #Manguara (em tupi, vindo do mangue). De que brinde ela ganhou um personal tour nas #Trilhas do #EcoSitio #GamboaDoJaguaribe.

O lançamento do projeto #CineMangue78 no #CineOCA do #EcoSítioGJ aconteceu com um curta (trailer) retirado do filme RIO CONTADO de Airton De Grande e Alvamar Queiroz. Foi tão apropriado que a sessão lotou, com muitos educadores e ambientalistas, e foram muitas as solicitações para ver o documentário completo.  
 Após a exibição do Curta do #RIOCONTADO, Airton De Grande, um dos autores, comentarista e seu diretor, brindou a todos com uma palestra bem esclarecedora. 
 Não tinha visto o #CineOCA tão lotado como aconteceu nesse 22/7/2017. Outros curtas exibidos foram o infantil Caranga: do outro lado do manguezal (do Instituto Caranguejo do Paraná) e adulto CINZAS, uma produção local.
Como programado, aconteceu a fundação simbólica do #EcoBloco ambientalista, educativo e carnavalesco #M@ngu@r@ (Manguara: nome inusitado criado com base na língua tupi e que significa "que vem do manguezal"). Sua sede provisória será no EcoSítio Gamboa do Jaguaribe. Inicialmente, será um Ecobloco aberto voltado a agregar pessoas amigas do manguezal e interessadas em expressão e/ou educação musical e ambiental, inclusive, com uso de material reciclado ou reutilizado, que poderiam ir impactar os manguezais de Natal. Seu primeiro ensaio aberto e improvisado será no dia 2 de julho de 2017, Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, a partir das 16 horas, no calçadão do Shopping Midway, em frente do IF Central. Quem quiser participar é só chegar, contatar Prof. Milttão para registrar o nome e contatos, e fazer parte da história desse EcoBloco  que ainda vai realizar muita coisa legal. Ele terá uma versão infantil o #Manguara Curumim e o primeiro núcleo experimental será no CMEI Cláudia Oliveira, nas Rocas..   
De brinde, aproveitando uma das atividades do Grupo Ocarusú Pitã, rolou uma animada roda de peteca na essência comunitária e lúdica indígena.

A programação da #SSM2017 agendada para hoje, 23/7, Domingo, foi CANCELA por falta de sementes. Elas são dispostas naturalmente em vários locais do estuário e praia, quando na alta temporada. Já estamos no final e, por isso, desde ontem que há poucas a disposição e assim, não oportunizou a realização do mutirão de plantio. Agradecemos a compreensão e veremos a possibilidade de outra oportunidade ainda dentro de nossa programação. 



Comentários