Ambientalistas lançam a #SuperSemanaDoManguezal2017

#SuperSemanaDoManguezal2017: Fundamentos e programação


O ambiente Manguezal, Mangal ou Mangue é um dos ecossistemas mais importantes, biodiversos, produtivos e ameaçados do mundo. É típico de regiões costeiras de clima tropical e subtropical, principalmente, onde há misturas de águas doces com águas salinas. Mangue também dar nome aos principais vegetais de um manguezal.  O Brasil possui aproximadamente 15% dos manguezais do mundo e também a maior faixa contínua costeira. Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil, possui mais de 13% do seu território coberto por manguezais, com parte em ampla degradação. Todos os manguezais de Natal estarão reunidos nas Zonas de Proteção Ambiental (ZPA) 7 e 8, quando todo o manguezal do Guarapes for incluído nessa última.  


Em 2007 aconteceu em Natal, no estuário Jundiaí-Potengi, a partir do Guarapes, a maior tragédia ambiental da cidade e uma das maiores do Brasil, quando mais de 40 toneladas de peixes, crustáceos, aves e outros seres vivos, incluindo um pescador, morreram por envenenamento. O ponto alto da tragédia aconteceu em 26 de Julho, ironicamente, o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais (Dia Mundial do Manguezal). Em 26 de Julho de 2017, Dia Mundial do Manguezal, completar-se-á 10 anos do mega crime ambiental em Natal, sem ninguém ainda ter sido responsabilizado pela justiça.  Há um processo em lenta tramitação na justiça federal, que visa provar a tese do envenenamento e tentar  punir os culpados e compensar os danos socioambientais.


O Movimento Socioambiental #MangueVivoNatal, formado informalmente por ambientalistas, educadores e outros cidadãos interessados na proteção e valorização dos manguezais de Natal e vizinhança, institucionalizado, quando necessário, por ONG’s parceiras, como: Gamboa do Jaguaribe e ASPOAN, querendo aproveitar o atual momento de debates para elaboração das leis que regulamentarão as ZPA’s 7 e 8 e a que revisará o Plano Diretor de Natal, a oficialização do estuário Jundiaí-Potengi como único corpo receptor dos efluentes tratados ou não de Natal e vizinhança, do desinteresse ou incapacidade dos atuais governantes da cidade e do estado de criar unidades de conservação de proteção aos manguezais da cidade, entre outras demandas que envolvem áreas de manguezal em Natal, além da marcante data do 10º aniversário da  maior tragédia ambiental da cidade e  a comemoração do Dia Mundial dos Manguezais, buscando dar maior atenção e visibilidade as riquezas naturais, as ecopotencialidades, aos conflitos e agravos envolvendo esse fundamental ecossistema, num tempo superior às 24 horas do Dia Mundial dos Manguezais, lança e encampa, “com a cara e a coragem” e o desejo de ter apoio dos atuais e futuros parceiros, uma campanha de divulgação, valorização e proteção dos manguezais de Natal. Ela adota Julho como o mês oficial dos manguezais (#JulhoMêsDoManguezal) e sua última semana alongada como a #SuperSemanaDoManguezal, quando acontecerá a maioria das ações ou suas culminâncias.


É de ampla aceitação que a educação é a base para a boa formação, transformação e convivência, inclusive, ambiental. Por isso, o #MangueVivoNatal buscou o setor educacional como um fundamental parceiro. Aproveitando que o idealizador do Movimento é professor da rede municipal de Natal, foi convidada informalmente essa rede, que aceitou e fará uma participação piloto com algumas ações educativas.


O #JulhoMêsDoManguezal foi aberto em 3 de Julho de 2017 com a importante participação de 70 Escoteiros, do Ramo  Pioneiro, acampados em Natal na comemoração dos 100 anos da entidade no estado. Eles retiraram todo o lixo contido no manguezal da ZPA7 (Forte) de Natal e plantaram mais 1000 mudas de mangue.


Foi reservado para a #SuperSemanaDoManguezal2017, que vai de 22 (sábado) até 31 (segunda) de Julho, a maioria das ações e atividades do #JulhoMesDoManguezal, elencadas na programação a seguir, contendo as Agendas Escolar e Ativista.
 
Programação da #SuperSemanaDoManguezal2017 (De 22 a 31/7/2017)


AGENDA DA SEMANA DO MANGUEZAL 2017 PARA  ESCOLAS MUNICIPAIS/NATAL  
      
    24/7
Segunda
 8h
14h
19h30
Sessão #CineMangue78 #Infantil2
Sessão #CineMangue78 #Fundam.1
Sessão #CineMangue78 #EJA*
CMEI Claudia Oliveira
Escola Santos Reis
Escola Santos Reis
25/7
Terça
9h30
13h30
Sessão #CineMangue78 #Fundam.1
Sessão #CineMangue78 #Fundam.1
Escola H. Castriciano
Escola Laura Maia
26/7
Quarta
9h
Aula de Campo no Manguezal ZPA7
       (Dia Mundial do Manguezal)
CMEI Claudia Oliveira
27/7
Quinta
9h
14h30
Aula de Campo no Manguezal ZPA7
Aula de Campo no Manguezal ZPA7
Escola H. Castriciano
Escolas Santos Reis
e Laura Maia
28/7
Sexta
8h
Mostra Itinerante do BioMuseu/UFRN e Palestra do PCCB/UERN
Escola H. Castriciano



  • RIO CONTADO (90min, 2015, vídeo-documentário de Airton De Grande e Alvamar Queiroz). Exibe com maestria um rico apanhado de belos cenários, fatos históricos e lendas, contextualizadas nalgum local entre a nascente e a foz do Rio Potengi, e também relatos e imagens da mega tragédia ambiental de 2007, incluindo como se deram as investigações, os enganos e como se chegou aos atuais réus. O filme completo já foi exibido local e gratuitamente mais de 50 vezes, desde Abril 2015. Ele tem estimulado importantes debates, reflexões e sensibilizado muitas pessoas, inclusive, do ambiente educacional formal, para ajudar na causa ambiental. O Movimento #MangueVivoNatal solicitou autorização aos autores para fazer cópia e livre exibição, especialmente, dos 30 min finais do RIO CONTADO, que trata da tragédia, para uso informativo e educacional não comercial, via Projeto #CineMangue78, que será lançado às 15h45 do dia 22/7, no #CineOCA, Sítio Gamboa Jaguaribe, ZN, Natal, dentro da programação da #SuperSemanaDoManguezal2017.  


AGENDA SUPERSEMANA DO MANGUEZAL 2017 P/ AMBIENTALISTAS E AFINS (v2)
22
Sábado
7h
9h
15h

16h30
# SessãoHidroNoManguezalDaZPA7
# MutirãoColetaSementesDeMangue
# CineMangue: Curtas + Debates:
RIO CONTADO (30’) + CINZAS
#FundaçãoEcoBlocoM@ng@migos
Alunos #PraiaEscola7
Livre - Na Foz / Redinha Livre - No #CineOCA
(Gamboa Jaguaribe/ZN)
Livre - EcoSitio GJ/ZN
23/7
Domingo
8h
9h
11h
13h
#CaminhadaNoBosqueDaZPA7
#MutirãoPlantioDeMangueNaZPA7
#Oficinas: Cartazes & Batuques
#Banho&FotosNaPedraDaTartaruga
Livre - Quiosque7/Forte
Livre - Prox. ao Forte
Livre - Quiosque7/Forte
Livre-Enseada do Forte
  26/7
Quarta
 6h30
16h




17h
+ AulaEspecialNataçãoNoMangue
+ Encontro Ambientalista: Pelo #DiaMundialDosManguezais, pela criação do #MangueParque8A e do #BioParque7 e em memória da  MegaTragédiaDe2007NoPotengi.
+ 1º #Ensaio do #Manguezon
com o #EcoBlocoM@ng@migos
Alunos #PraiaEscola7

Livre Participação - Calçadas do Midway e do IF Central


Calçadas do Midway
29/7
Sábado
9h
14h
# RemadaNaFozDoPotengi
# 1º Workshop Popular “Pensando o MangueParque8A e sua viabilidade”
Livre - Foz / Redinha
Livre - EcoSitio Gamboa do Jaguaribe, ZN, Natal
30/7
Domingo
8h
11h
#RemadaNaGamboaManibu
#AtoNauticoPeloMangueParque8
Livre - Ponte Redinha
Livre - Ponte Redinha
31/7
Segunda
8h
14h
Sessão #CineMangue78 #Fundam.1
Sessão #CineMangue78 #Fundam.1
AMANA - Pq. Cidade
AMANA - Pq. Cidade

Milton França Junior
Professor municipal 31.987-3
Ativista Socioambiental
Ideal./Coord.: #MangueVivoNatal
(84) 9 9122 5600 (whats)

milttao@gmail.com

Comentários

  1. Parabéns Professor Miltão, a lama podre de Brasília, não suja nosso sonho de um mundo limpo e respeito pela mãe terra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário. Ele será muito importante.