Educador propõe 2 parques urbanos nas zonas leste e norte de Natal.

Trago para conhecimento público duas propostas de projetos, de minha iniciativa e idealização, ainda em esboço conceitual para fomento de projetos técnicos, para criação de dois parques urbanos de baixo custo de implantação e manutenção, de gradual implantação e sofisticação, de alta visibilidade e atratividade, com grande potencial de uso para aprendizagens e práticas de esportes, lazer, artes de rua, pequenas empreendimentos autorizados e com certa atratividade turística. A esses projetos dei os nomes provisórios de Ponte-Parque Natal e CicloParque Natal, que explicarei a seguir.
Imagem: Mirante Oeste da Ponte NN. por Prof. Milttao 
Ponte-Parque Natal é um projeto novo, embora já havia uma outra proposta de parque, também de nossa iniciativa, que propõe o uso do baixio sul da ponte Newton Navarro. Esse projeto visa transformar a Ponte Newton Navarro num Parque Urbano Linear, de baixo custo de implantação e manutenção, para aprendizagens e práticas de ecoesportes, lazer, artes de rua e atividades turísticas e comerciais de pequeno porte, sem tirar a principal função da ponte, servir de equipamento viário para interligar veículos e pessoas entre as zonas leste e zona norte de Natal, na proximidade da foz do estuário Rio Potengi. Essa proposta será melhor detalhada noutra postagem.

O Projeto CicloParque Natal (ou Parque Ciclístico de Natal) é proposta antiga, lançada em 15 de abril de 2012, no Dia Mundial dos Ciclistas, muito aplaudida pela comunidade ciclista participante e até postada no portal OndePedalar.com, maior site de cicloturismo da América Latina (na época). O projeto perdeu força quando foi anunciado pela imprensa local que o terreno público pleiteado para o projeto seria usado para a instalação do Centro Municipal de Administração e a nova sede da Câmara Municipal de Natal. Passado esses anos e, ao que parece, enterrados esses projetos por falta de recursos, pensamos em retomar o projeto CicloParque Natal, agora readequada a nova realidade econômica e o momento esportivo. É possível também que também proponha a criação do Polo CicloTurístico Redinha-Genipabú. Esse projeto será endereçado, inicialmente, ao governo do RN, pois, especialmente, CicloPolo, extrapola o limite municipal de Natal.



Comentários