ONU declara 3 de Junho como Dia Mundial da Bicicleta e pede adesão

Até inicio de 2018 haviam muitas datas comemorativas para os Dias Internacionais ou Mundiais dos Ciclistas e da Bicicleta, sendo a data mais destacada 19 de Abril, data até então informal. Ela nasceu em meados dos anos 40 do século XX após um episódio ou "viagem" super psicodélica e científica do pai da poderosa droga sintética LSD, o suíço Albert Hofmann, quando ele fez um perigoso experimento para testar os efeitos da droga ao consumir uma super dosagem da droga e fazer o razoável trajeto de bicicleta entre o seu laboratório e sua casa. O cientista teve as piores alucinações e muitos efeitos físicos deletérios e só não morreu porque teve assistência médica.

O mais estranho foi que o fato nada saudável, que aconteceu em boa parte em cima de uma bicicleta, passou a ser considerado informalmente como o Dia Mundial da Bicicleta. Ninguém sabe ao certo quem plantou essa ideia e os muitos outros que a consolidaram, Não duvido que outros "viajantes" estejam envolvidos (rs). O certo é que, por sua origem nada saudável,  a data e episódio atrelado ao Dia Mundial da Bicicleta nunca conseguiu consenso e conforto para comemorar mundialmente um meio de transporte, lazer e esporte reconhecidamente tão saudável. Assim, escolher uma nova data certamente era o caminho natural.

Por isso, chegou com muita simpatia e tremenda adesão a notícia de que a ONU- Organização das Nações Unidas baixou a resolução A/res/72/272 de 12.04.2018, publicada em 16.04,2018, aprovada por unanimidade pelos 193 Estados-Membros, instituindo 3 de Junho como o Dia Mundial da Bicicleta.  Ainda não descobri por que essa data em especial, mas vamos investigar.

Em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, nordeste do Brasil, a nada não vai ficar esquecida, há movimentos que tendem a fortalecer. A ACIRN - Associação de Ciclismo do Rio Grande do Norte já requereu ao poder executivo municipal que se faça uma lei que declare a cidade adotará 3 de Junho como o Dia Oficial de Comemoração da Bicicleta e, possivelmente, dos Ciclistas.
Noutra vertente, mas somando no fortalecimento a data, o cicloativista e professor de educação física provocou as secretarias municipais de Trânsito e de Esporte e Lazer de Natal a realizarem junto com outros parceiros, incluindo, as comunidades ciclística e local o 1º Simulado do Projeto CicloParque1-Natal, incluindo um passeio ciclístico, alusivo também ao Dia Mundial da Bicicleta. O citado projeto de iniciativa popular visa estimular e orientar a transformação de um trecho da orla central da cidade de Natal na primeira parte de um parque linear poliesportivo com base no ciclismo e no pedestrianismo. O ponto alto do 1º Simulado será as 15h, junto ao viaduto do bairro Santos Reis e o marco cicloreferencial CicloZero, com a concentração e realização de um passeio ciclístico de 10 km, coordenado e chamado pela Secretaria municipal de Esporte e Lazer de CicloNatal.

Apensar da forte chuva que está acontecendo, o evento continua com a programação.

Comentários