Escola Municipal de Natal vai oferecer serviços 24h

A Escola Municipal Francisca Ferreira da Silva, de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial (inclusive, para alunos surdos e cegos), localizada no carente bairro do Bom Pastor, zona oeste de Natal, que atende multifuncionalmente quase 1200 alunos e 300 comunitários, que é a única do RN ou do Brasil a funcionar fisicamente 18 horas por dia (das 6 as 24h) e 07 dias por semana, brevemente vai inovar ainda mais ao oferecer serviços informativos e educativos 24 horas por dia e 7 dias por semana, via seu webportal na internet. Os primeiros testes  estão acontecendo no endereço www.escolaff.blogspot.com.

A Escola não quer e não pode ser uma escola comum, pois os contextos social e ambiental onde fica inserida estimulam uma abordagem diferenciada e pedem uma dose extra de dedicação e amplos conhecimentos. Um extremo exemplo de dedicação é a atual gestora,  a educadora Euzélia Germano, com 65 anos de idade e grande parte dos 27 deles a frente da  equipe gestora da escola. Ela não cansa. É a responsável pela multifuncionalidade, que a torna mais que um centro de ensino e passa a ser também, um centro social, cultural, de lazer e de suplementação alimentar e de afeto. É responsável pelo horário ampliado de funcionamento da escola, que a torna a única escola do gênero do Brasil a funcionar fisicamente 18 horas por dia (das 6 as 24h) e 7 dias por semana. É rara a semana em que essa diretora não fica uma ou duas noites inteiras trabalhando e zelando na escola. Fato já noticiado até no programa global Fantástico. Basta haver um evento escolar mais vultoso ou um clima mais tenso de insegurança social ou patrimonial que é motivo mais suficiente para ela sacrificar-se para o bem da escola e da educação. Ninguém tem conhecimento dela ter gozado férias, além de uma semana. Com esse grande exemplo dedicação a educação, seus colegas de equipe são estimulados a dar-se mais que o dever obriga. 

Assim, com o desejo coletivo de contribuir para melhoria dos níveis de aprendizagem e alto-estima dos alunos, de tornar alunos e educadores mais familiarizados e produtivos com ferramentas das novas tecnologias e de desenvolver habilidades e a formação de hábitos de contribuir para a melhoria e a preservação ambiental, uma equipe formada por gestores, educadores, alunos e voluntários da escola está elaborando e experimentado um piloto do projeto EcoEscola24h: Mais Ecológica e Funcional. 

O EcoEscola24h tem dupla função: Colocar a educação ambiental como importante eixo condutor das atividades educacionais da escola e ofertar conteúdos educativos e informativos qualificados e entretenimento saudável e enriquecedor 24 horas por dia, via internet e outros veículos de comunicação de massa acessíveis a escola e a clientela alvo. O primeiro passo da longa empreitada está sendo qualificar e otimizar o webportal da escola (www.escolaff.blogspot.com) e fazer com que gestores, educadores, alunos, familiares e parceiros da escola o usem regularmente para informar e ser informado, inclusive, na perspectiva da formação continuada.  

Como a equipe da escola que está iniciando o projeto é profissional em educação e ainda amadora em TICs, a escola anuncia que necessita de apoio técnico de parceiros voluntários (profissionais ou acadêmicos) de escolas técnicas, instituições de ensino superior ou empresas de informática e comunicação para qualificar o projeto. As contra-partidas seriam estudadas.

Cordialmente,

Milton França Junior
Vice-Direto
Idealizador do Projeto.

Comentários

  1. Admiro a sua sensibilidade e parabenizo a sua ousadia! Um abraço, meu amigo.
    Veja essa reportagem http://blogdochimarrao.blogspot.com/2011/07/prefeita-micarla-de-sousa-ira-fazer.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Se desejar, deixe aqui seu comentário. Ele será muito importante.