Outros projetos... em estudo preliminar.

Com o sucesso de aceitação pública e governamental (municipal) das "minhas" contribuições (idéias e primeiras mobilizações) no processo de criação / concepção do EcoParque Bom Pastor, sinto-me estimulado a pensar melhor e atualizar antigas ideias sobre outros 03 (três) potenciais projetos de ecoparques: o Praia do Forte, o Ponta Negra e o Zona Norte. Este último, foi o que menos pensei, embora entenda que é, juntamente com o EcoParque Bom Pastor, um dos projetos mais necessitados. Divulgarei em momentos oportunos e no blog específico "minhas" ideias atualizadas sobre os citados projetos. Estou estudando também possíveis desdobramentos do EcoParque Bom Pastor, especialmente, o já citado Eixo Ecoturistico e de Lazer Bom Pastor - Guarapes. Com essa divulgação espero encontrar parceiros que me ajudem a enriquecer e qualificar as ideias iniciais. Contatem-me os interessados milttao@gmail.com.

Na minha concepção, esses futuros ecoparques deverão ser concebidos de forma a fornecer-lhes características e identidades próprias, se possível, devem ser complementares. Um visitante (local ou externo) que conhecer um EcoParque deverá ser convidado e atraído para visitar também os outros, inclusive, aqueles parques públicos atualmente existentes, como: o Parque das Dunas, o Parque da Cidade e a Cidade das Crianças. Esses antigos equipamentos não deverão ser despresados, ao contrário, devem deixar de ser ilhas de cultura e lazer ecológico e participarem de uma Conexão Informativa entre os Parques, Sítios e outros equipamentos de interesse turístico.

Essa possível mobilidade de visitantes, especialmente, entre os novos ecoparques localizados em áreas urbanas de baixo poder econômico ampliaria os possíveis ganhos sociais, ambientais, educacionais, econômicos e de qualidade de vida nessas regiões. Com muitos atrativos turísticos, o turista  passará  muito mais tempo em Natal ou no RN, e poderá visitar também os ecoparques localizados em áreas urbanas sócio-economicamente carentes ou ainda marginalizadas, distribuindo renda e mudando a realidade local.

Os blogs http://ecoparquepraiadoforte.blogspot.com/ , http://ecoparquepontanegra.blogspot.com/  e http://ecoparquezonanorte.blogspot.com/  já estão reservados para divulgar informações específicas de cada novo projeto.

Milton França Jr.

Comentários