Evento lança o projeto de iniciativa popular CicloParque1 que busca melhorar a orla de Natal



O EVENTO:

Neste domingo, 3/6, Dia Mundial da Bicicleta, entre 8 e 17h, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente de Natal, será realizado o 1º Simulado do Projeto CicloParque1, tque também poderá ser chamado de #DiaDeCicloParque1.




Nesta primeira experiência, agentes de trânsito da STTU fecharão para carros e motos, entre 8 e 17h, quase 700 m de orla do bairro de Santos Reis, vizinho a Praia do Meio. O trecho controlado vai do viaduto até um pouco depois dos quiosques-bares e o parquinho infantil, sem maiores prejuízos para o trânsito na região. Os agentes indicarão locais alternativos para estacionamento nas proximidades e, inclusive, vagas internas exclusivas para pessoas com baixa mobilidade. 

O trecho em teste, já possui vários equipamentos e mobiliários urbanos, como: quiosques e quiosques-bares, um campo de futebol, uma quadra poliesportiva, ciclovia e parquinho infantil (embora alguns careçam de reparo e adequações), áreas de caminhada e corrida, baterias de banheiros (que foram recentemente privatizados) e duchas e áreas de descanso e contemplação com vistas inclusive para o mar e recifes de Natal. A ideia é desenvolver gradualmente um complexo poliesportivo ótimo para caminhar, pedalar, correr, pular corda, patinar e mesmo apenas para contemplar pessoas, a orla e o mar. Numa edição futura serão organizados espaços aquáticos, ao lado do trecho ciclável, para estimular atividades aquáticas como natação, canoagem e SUP-Stand up Paddle e snorkeling.

Nos simulados de parque e, possivelmente, até mesmo quando esse for oficialmente criado e estruturado, as muitas atividades citadas acima serão de iniciativa espontânea pelos grupos e pessoas interessadas. Para evitar possíveis conflitos em disputas por espaços, os interessados nas próximas edições necessitarão agendar alguns espaços por  horários da área controlada. 

O projeto CicloParque1, conforme a necessidade e decisões estratégicas, poderá crescer e incorporar outras praças e largos no sentido sul, norte e até oeste (rumo ao Circuito Histórico) e melhorar seus acessos para ciclistas, pedestres, patinadores e cadeirantes. A principal referência geográfica do CicloParque1 será o CicloZero, um marco referencial zero e estratégico tanto para a rede cicloviária de Natal quanto para o futuro parque. Ele foi implantado recentemente ao lado do viaduto de Santos Reis e ia ciclovia.

Além das atividades espontâneas haverá também, ao menos, uma atividade desenvolvida por um ou mais órgãos municipais e/ou outros parceiros. Nessa primeira edição, por ser o Dia Mundial da Bicicleta e já está na programação da Semana do Meio Ambiente, será realizado uma edição especial do #CicloNatal, um passeio ciclístico de aproximadamente 10km, que é organizado pela SEL- Secretaria de Esporte e Lazer de Natal e apoiado pela STTU- Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação e outros parceiros. 
 Venha e traga sua família e amigos para vivenciar o simulado de um Parque Esportivo e de Lazer Saudável na Orla Central de Natal.

 OBJETIVO O objetivo dos simulados ou #DiaDeCicloParque1 é servir de testes pilotos para ajudar na melhor assimilação de necessidades de infraestrutura e gestão e dos interesses que contribuam na formatação de um modelo de parque urbano aberto, flexível e participativo em Natal, inclusive, na sua concepção, desenvolvimento e expansão. 

 A INICIATIVA: O Projeto CicloParque1 é uma iniciativa popular, idealizada e capitaneada por Milton França Júnior, professor municipal de educação física, professor de Hidroginástica e Natação no Mar, Conselheiro do CREF16, Ex-Membro do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal, ativista socioambiental e da mobilidade sustentável, morador do bairro Praia do Meio e membro da associação de moradores do seu bairro. 

 APOIO: O projeto já conta com apoio da AMA-PM Associação dos Moradores e Amigos da Praia do Meio, de vários quiosqueiros do setor e das secretarias municipais STTU, SEL, SME e Semurb. O atual prefeito, mesmo num concorrido evento de inauguração deu-nos atenção e demonstrou interesse em conhecer o projeto CicloParque1. Encarregou a titular da STTU a agendar uma apresentação formal do projeto de iniciativa popular. Pretendemos ampliar essa rede de apoio ao projeto, a cada novo simulado e, principalmente, conseguir que a Prefeitura de Natal adote oficial e integralmente o projeto idealizado e testado e faça as qualificações estruturais necessárias e melhore os acessos ao CicloParque1. 




Comentários